Como anda seu Endomarketing?

Uma grande porcentagem das empresas esquece completamente de fazer endomarketing. O que é isso? Bom, endomarketing é um conjunto de ações internas, da empresa para sua própria equipe.

Gestão de pessoas é uma arte, e o endomarketing é o que vai estreitar a relação entre chefe e colaborador. Campanhas, estratégias de marketing, comunicação, capacitação de pessoas e ações de treinamento e integração estão entre as peças principais. O objetivo engajar os setores da empresa com a metas estipuladas.

É importante para os funcionários estarem comprometidos com os rumos e objetivos da companhia. Eles fazem parte do processo de conquista, encantamento e fidelização dos clientes externos. Precisam entender porque o seu produto ou serviço é necessário, saber o que ele pode fazer pelos clientes, acreditar na sua integridade e se inspirarem para torná-lo ainda melhor.

O funcionário vende bem o produto quando conhece e acredita nele, caso contrário não há argumentos favoráveis à venda. Contudo, se há um conhecimento ou uma satisfação com o produto que vende, o colaborador conseguirá, com facilidade, transmitir essa confiança ao cliente, fazendo com que ele se entusiasme e adquira o produto.

Além disso um time unido na mesma direção é muito mais eficaz, tendo a mesma visão, missão e valores da empresa.

Não é só criar ações de premiação internas ou incentivos esporádicos, é dar atenção real às pessoas que fazem a empresa andar. É investir no capital humano, o mais essencial de todos.

Para ilustrar o conteúdo deste assunto, a MacNeeds propaganda anexa o vídeo de agradecimento de um dos clientes a sua equipe. Além do vídeo a empresa também realizou movimentos de solidariedade onde os colaboradores tiveram a oportunidade de apadrinhar idosos e crianças carentes da região para atender pedidos de natal.  E o seu endomarketing, como anda?